INSERÇÃO DO AVA MOODLE NO NOVO ENSINO MÉDIO

Uma Análise e proposta Educativa em Fomento a Aprendizagem Ativa

Autores

  • Celso Barreto da Silva Centro Universitário Jorge Amado https://orcid.org/0000-0002-2089-1758
  • Marcos Santos Leite UNIFACS
  • Fabio Fonseca Barbosa Gomes Centro Univerasitário Jorge Amado
  • José Vicente Cardoso Santos UNEB

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i14.122

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade; Moodle; Novo ensino médio; Tecnologia

Resumo

Este artigo investiga a integração do Moodle como plataforma de aprendizagem no contexto do novo ensino médio, visando fomentar a aprendizagem ativa e interdisciplinar. O objetivo geral do artigo é investigar a integração do Moodle como plataforma de aprendizagem no contexto do novo ensino médio, visando fomentar a aprendizagem ativa e interdisciplinar, e os objetivos específicos do artigo incluem: a) Explorar a relevância da abordagem educativa proposta para responder às demandas contemporâneas da educação, b) Analisar estudos de caso e práticas pedagógicas para discutir como a plataforma Moodle pode ser utilizada para promover a interação entre estudantes, a colaboração entre disciplinas e a personalização da aprendizagem. Avaliar o impacto da integração do Moodle como plataforma de aprendizagem no desempenho acadêmico dos estudantes, medindo indicadores de aprendizagem, participação e engajamento no contexto do novo ensino médio. A metodologia a ser aplicada no artigo envolve: Embasar a pesquisa em teorias que abordam a mudança no ensino médio, a interdisciplinaridade, o planejamento curricular, a criatividade e as diretrizes governamentais e realizar uma análise de estudos de caso e práticas pedagógicas para fundamentar as discussões sobre a utilização do Moodle como plataforma de aprendizagem. Ao embasar nossa pesquisa em teorias que abordam a mudança no ensino médio, a interdisciplinaridade, o planejamento curricular, a criatividade e as diretrizes governamentais, este estudo oferece insights sobre como a tecnologia pode ser uma aliada na busca por uma educação mais eficaz e significativa no novo ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Barreto da Silva, Centro Universitário Jorge Amado

Mestrado em Sistemas da Computação pela Universidade Salvador, UNIFACs. Licenciado em Matemática para o o Ensino Básico pela Faculdade Educacional da LAPA - FAEL é Pós-Graduado em Metodologia do Ensino da Matemática. 

Marcos Santos Leite, UNIFACS

Mestrado em andamento em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador, UNIFACS.

Fabio Fonseca Barbosa Gomes, Centro Univerasitário Jorge Amado

Mestrado em Sistemas da Computação pela Universidade Salvador, UNIFACs.

José Vicente Cardoso Santos, UNEB

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional Faculdade de Tecnologia SENAICIMATEC.4. Professor da UNEB – Universidade Estadual da Bahia.

Referências

Almeida e Silva, Ana Paula de. Avaliação Formativa: Uma estratégia para melhorar a qualidade da educação. São Paulo: Editora Peirópolis, 2019.

Ausubel, D. P. (1968). Educational psychology: A cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston.

Azevedo, M. T. (2015). Aprendizagem criativa: Uma abordagem para a formação de professores. São Paulo: Editora Peirópolis.

Freitas, Luiz Carlos de. Crítica da Organização do Trabalho Pedagógico e Escolar. Editora Papirus. 1995. Disponível em: < https://seer.ufu.br/index.php/EducacaoFilosofia/article/view/858/770>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2023.

Hernández, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: os Projetos de Trabalho. Editora Artmed. 1998. Disponível em: < https://www.academia.edu/23888381/TRANSGRESS%C3%83O_E_MUDAN%C3%87ANA_EDUCA%C3%87%C3%83O_OS_PROJETOS_DE_TRA_BALHO>. Acesso em: 15 de Março de 2023.

Libâneo, José Carlos. Didática. Cortez Editora. 2003. Disponível em: < https://www.professorrenato.com/attachments/article/161/Didatica%20Jose-carlos libaneo_obra.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE), CÂMARA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, RESOLUÇÃO Nº 3, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2018 (*) Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/docman/novembro-2018-pdf/102481-rceb003-18/file>. Acesso em: 20 de abril de 2023.

Morin, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. Cortez Editora. 2003. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/EdgarMorin.pdf>. Acesso em: 10 de março de 2023.

Paro, Vitor Henrique. Gestão Escolar, Democracia e Qualidade do Ensino. Editora Ática. 2001. Disponível em: < https://www.vitorparo.com.br/wp-content/uploads/2019/10/gest-esc-dmcia-e-qld-ens-trechos-pdf-1.pdf>. Acesso em: 20 de abril de 2023.

Perrenoud, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Artmed.2000. Disponível em: <http://www.unige.ch/fapse/SSE/teachers/perrenoud/php_main/php_2001/2001_23.html>. Acesso em: 10 de março de 2023.

Pitano, Sandro de Castro. Streck , Danilo Romeu. Moretti , Cheron Zanini. As tramas da participação na pedagogia freireana: fundamentos para uma democracia radical. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/civitas/a/cMwnDtnmMBpdF3TvGbCthxF/# >. Acesso em: 15 de Março de 2023.

Sacristán, José Gimeno. O Currículo: uma Reflexão sobre a Prática. Editora Artmed. 2000 Disponível em: < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4258202/mod_resource/content/1/Gimeno%20Sacrist%C3%A1n-aula%204.pdf >. Acesso em: 10 de março de 2023.

Santos, Boaventura de Souza. A Gramática do Tempo: para uma Nova Cultura Política. Editora Cortez. 2000. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/ln/a/bXMbXnjH8wWkvZ54Cn8Tb4h/?format=pdf>. Acesso em: 15 de Março de 2023.

Saviani, Demerval. Escola e Democracia. Editora Autores Associados. 2007. Disponível em: < https://grupos.moodle.ufsc.br/pluginfile.php/336255/mod_resource/content/1/Escola%20e%20democracia_Saviani.pdf>. Acesso em: 25 de fevereiro de 2023.

Zabala, Antoni. A Prática Educativa: Como Ensinar. Editora Artmed. 1998. Disponível em: < https://www.ifmg.edu.br/ribeiraodasneves/noticias/vem-ai-o-iii-ifmg-debate/zabala-a-pratica-educativa.pdf>. Disponível em 23 de abril de 2023.

Downloads

Publicado

2024-06-10

Como Citar

BARRETO DA SILVA, C.; SANTOS LEITE, M.; FONSECA BARBOSA GOMES, F.; CARDOSO SANTOS, J. V. INSERÇÃO DO AVA MOODLE NO NOVO ENSINO MÉDIO: Uma Análise e proposta Educativa em Fomento a Aprendizagem Ativa. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 14, p. 7–22, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i14.122. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/122. Acesso em: 25 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos