Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Olhares é um periódico científico, organizado em volume anual, editado pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), localizado em Salvador, BA. O objetivo da revista é apresentar resultados, contribuições de pesquisas, debates e estudos no campo da educação, considerando suas intersecções e diálogos com a cultura, as artes e os processos de ensino-aprendizagem.

Reconhecendo que as questões em educação são complexas e demandam abordagens e contribuições de diferentes campos do conhecimento, a Revista Olhares convida estudiosos do Brasil e do exterior a submeterem seus trabalhos. Dessa forma, busca-se colaborar para a compreensão, debate crítico e proposição nos diversos temas que fazem parte do escopo da revista.

As submissões à Revista Olhares devem ser originais, ou seja, não podem ter sido publicadas em nenhum outro periódico. Os trabalhos devem ser classificados na seguinte modalidade:

ARTIGO CIENTÍFICO: Manuscritos redigidos a partir de trabalhos científicos/acadêmicos empíricos ou teóricos.

Periodicidade

A Revista Olhares, a partir de junho de 2023, adotou a publicação em fluxo contínuo em volume anual, com o período de publicação iniciado em 1º de junho do ano vigente e finalizado em 31 de maio do ano seguinte.

Processo de Avaliação por pares

Os textos submetidos à Revista Olhares passam por um rigoroso processo de avaliação que compreende as seguintes etapas:

1. Designação de pareceristas especializados.
  2. Avaliação realizada por pares na modalidade duplo anônima.
  3. Após a análise, o parecerista deve atribuir um parecer: aprovado, aprovado com restrições ou reprovado.
  4. Caso haja discordâncias entre os pareceres, o texto será enviado para um terceiro parecerista pelo editor.
  5. Caso sejam necessárias alterações, o editor solicitará os ajustes ao autor.
  6. O autor será notificado pelo editor sobre a aceitação ou não de seu trabalho. O editor é responsável pela decisão final para publicação.
  7. O autor deverá receber a primeira notificação em torno de duas a dez semanas após o envio para os pareceristas.
  8. Após o processo de avaliação e revisão, o texto devidamente aprovado será encaminhado para edição, editoração e publicação.
  9. Convém esclarecer que, caso o editor identifique inadequações nas submissões quanto ao tipo textual, ele poderá indicar a reprovação previamente.

Política de Acesso Aberto

Tendo em vista a relevância social, científica e cultural dos resultados de pesquisas, bem como seus impactos, a Revista Olhares adota uma política de acesso aberto, livre e gratuito. Todos os textos aprovados são publicados neste site sob a licença Creative Commons CC BY 4.0. Eles são disponibilizados gratuitamente para os leitores imediatamente após sua publicação.

Os usuários podem usar os textos para qualquer finalidade legal, contanto que respeitem os termos da licença Creative Commons adotada pela Revista Olhares. Dessa forma, é permitido remixar, adaptar e criar a partir do trabalho publicado, desde que sejam atribuídos os devidos créditos de autoria e a publicação inicial a este periódico.

Direitos Autorais

Os autores detém os direitos autorais sem restrições, devendo informar a publicação inicial nesta revista, em caso de nova publicação de algum trabalho.