IMPACTO DOS MAPAS CONCEITUAIS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM ESTUDANTES DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO

Autores

  • Celso Barreto da Silva da Silva Centro Universitário Jorge Amado https://orcid.org/0000-0002-2089-1758
  • Fabio Fonseca Barbosa Gomes UNIFACS
  • Vicente Vicente Cardoso Santos SENAI CIMATEC
  • Cevaldo Santos e Santos SENAI/DR/BA

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.104

Palavras-chave:

Metacognição, Teoria das Situações Didáticas, Funções Matemáticas, Mapas Conceituais Digitais

Resumo

Este estudo investiga o impacto dos mapas conceituais digitais no desenvolvimento de estratégias metacognitivas em estudantes de Ciência da Computação e Engenharia da Computação. O objetivo geral é explorar a eficácia dos mapas conceituais digitais como ferramentas para melhorar a metacognição dos estudantes. Especificamente, o estudo visa, a) Analisar como os mapas conceituais digitais facilitam a compreensão e a integração do conhecimento em funções matemáticas, b) Avaliar a capacidade dos estudantes de mobilizar estratégias metacognitivas durante a criação e utilização dos mapas conceituais, c) Investigar o impacto das estratégias metacognitivas na qualidade do processo de aprendizagem e na autoregulação dos estudantes. Adotando uma metodologia qualitativa fundamentada na Engenharia Didática de Artigue, o estudo foi conduzido através de três fases principais: planejamento de atividades didáticas baseadas na Teoria das Situações Didáticas de Brousseau, implementação destas atividades em um ambiente de aprendizagem assistido por computador, e análise qualitativa dos dados coletados. Os resultados indicam que o uso de mapas conceituais digitais, em sinergia com abordagens teóricas sólidas, promove significativamente o desenvolvimento de estratégias metacognitivas, melhorando a compreensão conceitual e a autoregulação dos estudantes. Este estudo contribui para a integração de tecnologias digitais no ensino de disciplinas complexas, enriquecendo a experiência educacional com habilidades críticas de pensamento e autorreflexão

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Barreto da Silva da Silva, Centro Universitário Jorge Amado

Mestrado em Sistemas e Computação pela UNIFACS. Graduado em Adm com Habilitação em Análise de Sistemas pela Faculdade Visconde de Cairu, Licenciado em Matemática para o Ensino Básico pela Faculdade Educacional da LAPA - FAEL é Pós-Graduado em Metodologia do Ensino da Matemática e Pós-Graduado em Docência no Ensino Superior pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci em Salvador- Bahia.

Fabio Fonseca Barbosa Gomes, UNIFACS

Mestrado em andamento em Sistemas e Computação pela Universidade Salvador, UNIFACS - Professor do Centro Universitário Jorge Amado.

Vicente Vicente Cardoso Santos, SENAI CIMATEC

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional Faculdade de Tecnologia SENAI CIMATEC.

Cevaldo Santos e Santos, SENAI/DR/BA

Mestrado em Administração. Instituto de Pesquisas Aplicadas da UNIFACS, IPA-BA, Brasil. Professor do Departamento Regional da Bahia, SENAI/DR/BA, Brasil.

Referências

Artigue, M. (1996). Didactical Design in Mathematics Education. In A. J. Bishop et al. (Eds.), International Handbook of Mathematics Education (Vol. 1, pp. 123-147). Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Brousseau, G. (1997). Theory of Didactical Situations in Mathematics. Dordrecht, Netherlands: Kluwer Academic Publishers.

Flavell, J. H. (1979). Metacognition and Cognitive Monitoring: A New Area of Cognitive- Developmental Inquiry. American Psychologist, 34(10), 906-911. DOI: https://doi.org/10.1037//0003-066X.34.10.906

FLAVELL, J. H. Cognitive development: Children's knowledge about the mind. Annual Review of Psychology, v. 50, n. 1, p. 21-45, 1999. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.psych.50.1.21

Magalhães, A. R. (2009). Mapas conceituais digitais como estratégia para o desenvolvimento da metacognição do estudo de funções. Tese de Doutorado, PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO PUC/SP, São Paulo.

Moreira, M. A. (2006). Mapas Conceituais e Aprendizagem Significativa. São Paulo: Centauro.

Novak, J. D., & Gowin, D. B. (1984). Learning How to Learn. New York: Cambridge University Press. DOI: https://doi.org/10.1017/CBO9781139173469

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

DA SILVA, C. B. da S.; FONSECA BARBOSA GOMES, F.; VICENTE CARDOSO SANTOS, J.; SANTOS E SANTOS, C. IMPACTO DOS MAPAS CONCEITUAIS DIGITAIS NO DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS METACOGNITIVAS EM ESTUDANTES DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO E ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 13, p. 43–53, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i13.104. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/104. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos