CONEXÕES ESTRATÉGICAS PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

Relato de Experiência

Autores

  • Deborah Padula Kishimoto IPHAN/UFRJ - Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural
  • Mabel Zambuzzi UFBA/Mestre em Arquitetura e Urbanismo

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.105

Palavras-chave:

Arquitetura e Urbanismo; formação; Inovação; Dialogia; Processos Pedagógicos

Resumo

O relato de experiência destaca os seis primeiros meses de avaliação do curso de Arquitetura e Urbanismo, após o ingresso como coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo em agosto de 2023. Utilizando métodos como revisão documental, entrevistas e observação direta, identificamos pontos fortes e áreas de melhoria. Entre os pontos positivos, destacam-se um corpo docente qualificado, nova matriz curricular e projetos de engajamento comunitário. No entanto, identificamos a necessidade de diálogo entre os estudantes, promover uma maior integração interdisciplinar e oferecer mais oportunidades de projetos de pesquisa para desenvolvimentos profissionais. Essas descobertas fundamentais direcionaram as iniciativas para fortalecer a gestão do curso, garantindo sua excelência contínua ao longo dos próximos períodos e garantir a relevância e qualidade do curso de Arquitetura e Urbanismo no cenário educacional e profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deborah Padula Kishimoto, IPHAN/UFRJ - Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural

Mestrado em Preservação do Patrimônio Cultural pelo IPHAN/UFRJ. deborah.kishimoto@gmail.com

 

Mabel Zambuzzi, UFBA/Mestre em Arquitetura e Urbanismo

Mestre em Arquitetura e Urbanismo UFBA. Mabel.zambizzi@unijorge.edu.br

Referências

ECO, H. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cesar Cardoso de Souza. 27. ed. rev. e aum.

São Paulo: Perspectiva, 2019.

LIMA, Kelly Christine Silva de; KISHIMOTO, Deborah Padula. Ensino do Projeto Arquitetônico: uma proposta preliminar baseada nos Estilos de Aprendizagem de Kolb. In: Livro de Atas do 6o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Vol. 1 (Educação), Madrid: Editora Ibero-Americana, 2023, p. 288-293.

Ministério da Educação (MEC). (2024). Portal do Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 28 mar. 2024.

UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado. Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <https://www.unijorge.edu.br/cursos/graduacao-bacharelado-arquitetura-e- urbanismo/?modalidade=Presencial>. Acesso em: 28 mar. 2024.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

PADULA KISHIMOTO, D.; ZAMBUZZI, M. CONEXÕES ESTRATÉGICAS PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO: Relato de Experiência. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 13, p. 114–122, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i13.105. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/105. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos