CONEXÕES ESTRATÉGICAS PARA O CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO
Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.105Palavras-chave:
Arquitetura e Urbanismo; formação; Inovação; Dialogia; Processos PedagógicosResumo
O relato de experiência destaca os seis primeiros meses de avaliação do curso de Arquitetura e Urbanismo, após o ingresso como coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo em agosto de 2023. Utilizando métodos como revisão documental, entrevistas e observação direta, identificamos pontos fortes e áreas de melhoria. Entre os pontos positivos, destacam-se um corpo docente qualificado, nova matriz curricular e projetos de engajamento comunitário. No entanto, identificamos a necessidade de diálogo entre os estudantes, promover uma maior integração interdisciplinar e oferecer mais oportunidades de projetos de pesquisa para desenvolvimentos profissionais. Essas descobertas fundamentais direcionaram as iniciativas para fortalecer a gestão do curso, garantindo sua excelência contínua ao longo dos próximos períodos e garantir a relevância e qualidade do curso de Arquitetura e Urbanismo no cenário educacional e profissional.
Downloads
Referências
ECO, H. Como se faz uma tese. Tradução Gilson Cesar Cardoso de Souza. 27. ed. rev. e aum.
São Paulo: Perspectiva, 2019.
LIMA, Kelly Christine Silva de; KISHIMOTO, Deborah Padula. Ensino do Projeto Arquitetônico: uma proposta preliminar baseada nos Estilos de Aprendizagem de Kolb. In: Livro de Atas do 6o Congresso Ibero-Americano em Investigação Qualitativa, Vol. 1 (Educação), Madrid: Editora Ibero-Americana, 2023, p. 288-293.
Ministério da Educação (MEC). (2024). Portal do Ministério da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 28 mar. 2024.
UNIJORGE – Centro Universitário Jorge Amado. Graduação em Arquitetura e Urbanismo. Disponível em: <https://www.unijorge.edu.br/cursos/graduacao-bacharelado-arquitetura-e- urbanismo/?modalidade=Presencial>. Acesso em: 28 mar. 2024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciada sob uma licença Creative Commons https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/