QUEM SÃO ESSES JOVENS?

Tensionamentos e reflexões entre juventudes, música e o ensino médio

Autores

  • Amós Weslley Gonçalves Oliveira Instituto Federal Baiano

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.109

Palavras-chave:

music education, high school, youth, school, youth cultures

Resumo

As juventudes, suas culturas e identidades vivem em constante tensionamento com a cultura escolar. Sendo a música um elemento central em suas subjetividades e coletividades, este trabalho traz algumas reflexões sobre o trinômio juventudes – música – escola, especialmente no ensino médio. Para tanto, compreendemos as juventudes como uma categoria histórica, socialmente produzida, mas que também produz socialmente seus símbolos e culturas, atravessada por marcadores de vida e sociais. Sendo a música uma importante expressão presente nas suas vidas dentro e fora da escola, suas práticas musicais formam um núcleo que os atraem para construção de seus pares e agrupamentos. Portanto, este texto traz algumas reflexões sobre a importância de construir práticas pedagógicas em música que observe quem são este jovens que chegam a escola, suas semelhanças e diferenças. 

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Biografia do Autor

Amós Weslley Gonçalves Oliveira, Instituto Federal Baiano

Mestrado em Música pela UFBA. Professor de Arte/Música no Instituto Federal Baiano e Professor-Tutor da Licenciatura em Música da UFBA/CAPES.

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Publicado

2024-04-23

Como Citar

OLIVEIRA, A. W. G. QUEM SÃO ESSES JOVENS? Tensionamentos e reflexões entre juventudes, música e o ensino médio. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 13, p. 200–214, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i13.109. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/109. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos