REFLEXÕES ACERCA DA TEORIA DE ADORNO SOBRE A MÚSICA POPULAR

Autores

  • Caique Geovane Oliveira de Carvalho PPGCS-UFBA
  • Filipe Santos Baqueiro Cerqueira PPGCS/UFBA

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.118

Palavras-chave:

Sociologia da música, Música Popular, Theodor Adorno, Indústria Cultural, Estandardização

Resumo

Neste artigo, pretende-se discutir e examinar os conceitos e ideias estéticas, formuladas por Theodor Adorno referente à sociologia da música, sobretudo aqueles relacionados aos seus estudos sobre a música popular. Em sua abordagem acerca desta popular é possível verificar a existência de um antagonismo entre a “música séria” e a “música popular”, além de teses que sustentam uma obliteração da agência do indivíduo frente às imposições subjacentes ao capitalismo tardio pela indústria cultural. Mediante tais questões, busca-se aqui, através de uma revisão bibliográfica das obras do autor, discorrer sobre tais categorias e conceitos elaborados por Adorno, pontuando os seus limites, acertos, e a resolução de possíveis contradições postos em sua obra.

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Biografia do Autor

Caique Geovane Oliveira de Carvalho, PPGCS-UFBA

Mestrado em andamento em Ciências Sociais Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFBA - Brasil. [email protected]

Filipe Santos Baqueiro Cerqueira, PPGCS/UFBA

Doutorando e Mestre em Ciências Sociais pelo PPGCS/UFBA, e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). [email protected]

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Publicado

2024-04-23

Como Citar

GEOVANE OLIVEIRA DE CARVALHO, C.; SANTOS BAQUEIRO CERQUEIRA, F. REFLEXÕES ACERCA DA TEORIA DE ADORNO SOBRE A MÚSICA POPULAR. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 13, p. 80–92, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i13.118. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/118. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos