PROCEDIMENTO E PERFORMANCE NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO

UMA ANÁLISE DE LA MENDIGA, DE CÉSAR AIRA

Autores

  • Felipe de Souza Monteiro USP
  • Lucas Miyazaki Brancucci USP

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.120

Palavras-chave:

Performance, Procedure, Contemporany Novel, César Aira, Left Literature

Resumo

O presente artigo consiste em uma reflexão sobre características procedimentais e performáticas do romance contemporâneo. Para tal, visa analisar a narrativa La Mendiga (1999), do escritor argentino César Aira, à luz da noção de “literatura de esquerda”, do também argentino Damián Tabarovsky (2017), que assim denomina uma literatura que busca se desvincular de um modelo de fazer literário avalizado, seja porque inserido no chamado cânone literário (pela legitimidade acadêmica), seja porque corresponda a modelos bem aceitos pela imprensa, em um culto estabelecido no interior de um enquadramento do que é reconhecível como retórica do literário. Busca-se assim compreender em que medida certas temáticas e procedimentos estéticos de uma escrita procedimental/performática configuram possibilidades enunciativas específicas do romance contemporâneo.

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Biografia do Autor

Felipe de Souza Monteiro, USP

Doutorado em andamento em Letras (Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. [email protected]

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Lucas Miyazaki Brancucci, USP

 

Mestrado em andamento em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa). Universidade de São Paulo, USP, Brasil. [email protected].

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Publicado

2024-04-23

Como Citar

DE SOUZA MONTEIRO, F.; MIYAZAKI BRANCUCCI, L. PROCEDIMENTO E PERFORMANCE NO ROMANCE CONTEMPORÂNEO: UMA ANÁLISE DE LA MENDIGA, DE CÉSAR AIRA. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 13, p. 33–42, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i13.120. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/120. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos