SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM PARA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Danuza Jesus Mello de Carvalho UFBA
  • Almerinda Rosália Luedy Reis UFBA
  • Aiara Nascimento Amaral Bomfim UFBA
  • Danielle Andrade Canavarro UFBA

Palavras-chave:

Enfermagem, Simulação Realística, Aprendizagem, Metodologia Ativas, Treinamento por Simulações

Resumo

São perceptiéis as mudanças e novas formas de ensinar- aprender pelas quais a trajetória educacional vem experienciando para atender os novos discentes em dias atuais, num contexto da tecnologia e informação imediata disponível aqualquer momento. A graduação em Enfermagem tem potencialidades para desenvolver atividades de cunho prático em diferentes cenários e agravos a saúde. O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência vivenciada por docente do Curso de Enfermagem de um Centro Universitário Privado de Salvador na utilização da Simulação Realística como metodologia de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo descritivo de natureza qualitativa, tipo relato de experiência, que discorre sobre a Simulação Realística como ferramenta de ensino-aprendizagem no curso de Enfermagem de um Centro Universitário privado de Salvador no ano de 2022. A experiência vivenciada permitiu algumas reflexões fundamentais para a prática profissional docente no curso e envolveu o planejamento pelo guia de orientação docente; a aplicação do Check List; a realização do Debriefing da experiência vivenciada e a aplicação do Objective Structured Clinical Examination (OSCE). A prática da Simulação Realística como uma metodologia de ensino- aprendizagem no curso de Enfermagem contribui para o aprendizado e possibilita aos acadêmicos vivenciarem situações do seu futuro ambiente profissional, potencializando o desenvolvimento de uma formação profissional crítica, reflexiva e humanística.

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Biografia do Autor

Danuza Jesus Mello de Carvalho, UFBA

Mestrado em Enfermagem e Saúde pelo PPGENF – UFBA, Especialista em Terapia Intensiva pela EEUFBA-UFBA.

Almerinda Rosália Luedy Reis, UFBA

Doutora em Enfermagem pelo PPMS-UFBA, Mestra em Enfermagem e Saúde pelo PPGENF-UFBA.

Aiara Nascimento Amaral Bomfim, UFBA

Doutoranda em Enfermagem e Saúde pelo PPGENF-UFBA, Mestre em Enfermagem pelo PPGENF-UFBA.

Danielle Andrade Canavarro, UFBA

Mestra em Gestão e Inovação tecnológica em emergência Sírio Libanês; Especialista em Terapia Intensiva-EEUFBA.

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Publicado

2022-06-05

Como Citar

CARVALHO, D. J. M. de; REIS, A. R. L.; BOMFIM, A. N. A.; CANAVARRO, D. A. SIMULAÇÃO REALÍSTICA COMO FERRAMENTA DE ENSINO- APRENDIZAGEM PARA GRADUAÇÃO DE ENFERMAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 12, p. 127–136, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/15. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos