O ENIGMA DA ENERGIA ESCURA

EMICIDA E SEU QUILOMBO NA TV

Autores

  • Leonardo Bião Centro Universitário Jorge Amado

Palavras-chave:

Quilombismo, televisão, Emicida, protagonismo negro

Resumo

Este ensaio tem como finalidade observar, a partir da série “O Enigma da energia escura” do canal por assinatura GNT, o protagonismo de corpos pretos em espaços midiáticos de poder, não só frente às telas, mas também na sua produção. Para tanto, tomamos como referencial teórico os conceitos de quilombismo e decolonialidade e pensamento afrodiaspóricos. Encabeçada pelo artista Emicida, a série convoca personalidades, pensadores, acadêmicos e artistas pretos para discutir pautas afrocentradas, disputando espaço em uma grade de programação majoritariamente branca.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Bião, Centro Universitário Jorge Amado

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas da Universidade Federal da Bahia (PÓSCOM/UFBA). Pesquisador do Centro de Pesquisas em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC/UFBA). Professor dos cursos de Comunicação e Design do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Referências

BERNARDINO-COSTA, Joaze; GROSFOGUEL, Ramón, MALDONADO-TORRES, Nelson. Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018.

CHAMUSCA, Tess. O GNT faz seu gênero? Uma abordagem cultural do canal televisivo e de suas relações com identidades de gênero. Tese de Doutorado, 2020. Disponível em: http://poscom.tempsite.ws/wp-content/uploads/2011/05/Tese_Tess_Chamusca-2.pdf. Acessado em 04/05/2023.

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano: ensaios, intervenções e diálogos. Organização de Flávia Rios e Marcia Lima, Rio de Janeiro: Zahar, 2020.

NASCIMENTO, Abdias. O Quilombismo. In: O Quilombismo: documentos de uma militância pan-africana. Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2002, pp. 255-295.

NASCIMENTO, Beatriz. O conceito de quilombo e a resistência cultural negra. In: RATTS, Alex. Eu sou atlântica: sobre a trajetória de vida de Beatriz Nascimento. São Paulo: Instituto Kuanza, Imprensa Oficial, pp. 117-125, 2006.

Yu, Wendi; FARIAS, Daniel de Oliveira; GOMES, Itania Maria Mota; LEAL, Bruno de Souza. Amar é suficiente? Afetos e gênero nas disputas por legitimidade e tradição em AmarElo. COMPÓS, 2021. Disponível em https://proceedings.science/compos-2021/papers/amar-e-suficiente--afetos-e-genero-nas-disputas-por-legitimidade-e-tradicao-em-amarelo-----e-tudo-pra-ontem, Acessado em 04/05/2023.

Downloads

Publicado

2022-06-05

Como Citar

BIÃO, L. O ENIGMA DA ENERGIA ESCURA: EMICIDA E SEU QUILOMBO NA TV. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 12, p. 65–74, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/21. Acesso em: 20 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos