AS POTÊNCIAS DO REAL

VERSO, HOLOGRAMAS, METAVERSO

Autores

  • Maria da Glória Gonçalves Santos Centro Universitário Jorge Amado

Palavras-chave:

Potências do real, Processo educativo, Formação docente, Aprendizagem significativa

Resumo

Este artigo sobre a temática da 17ª edição do Encontro Interdisciplinar de Cultura, Tecnologias e Educação – INTERCULTE 2022, do Centro Universitário Jorge Amado – UNIJORGE, traz reflexões sobre as questões contemporâneas das tecnologias e sua aplicabilidade ao contexto educacional, para além do discurso midiático, mas adentrando os meandros da constituição do sujeito professor e do sujeito aluno no processo educativo e no percurso acadêmico formativo do docente no cenário atual. Questiona como enlaçar verso, metaverso e holograma em elos indissolúveis para manter a estrutura do ensino e da aprendizagem significativa, esse constante desafio de romper paradigmas e construir estruturas capazes de promover o sujeito a ser protagonista de sua história, pessoal e coletiva. Propões que a interface entre tecnologia e educação na prática pedagógica seja redesenhada, para incorporar aprendizagens. Os participantes do referido evento, docentes ou discentes, da instituição ou convidados externos foram enlaçados nas dimensões propostas, para contribuírem com suas reflexões na adesão ao novo paradigma educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Gonçalves Santos, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em Educação e Contemporaneidade (UNEB). Docente do Curso de Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado (UNIJORGE).

Referências

LAPLANCHE, J.; PONTALIS, J. B. Vocabulário da psicanálise. São Paulo; Martins Fontes, 2004.

PICASSO, Pablo. A menina diante do espelho, 1932 – óleo sobre tela - 162.3 x 130.2 cm – Museum of Modern Art, New York

SANTOS, Maria da Gloria Gonçalves. Dissertação de Mestrado: Transferência: afeto que enlaça o sujeito do desejo no ato de aprender. Disponível no site do programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade da UNEB,2009.

SANTAELLA, lúcia. As tecnologias e seus efeitos cognitivos. Olhar pedagógico, 2021. Acesso em 30 de agosto de 2022.

Downloads

Publicado

2022-06-05

Como Citar

SANTOS, M. da G. G. AS POTÊNCIAS DO REAL: VERSO, HOLOGRAMAS, METAVERSO. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 12, p. 57–64, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/22. Acesso em: 21 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos