O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA

UMA PROPOSTA PARA CONGREGAR GRANDES VOLUMES DE CONTEÚDO FORMATIVO

Autores

  • José Vicente Cardoso Santos Faculdade de Tecnologia SENAI
  • Vanessa Nascimento Monteiro Universidade do Estado da Bahia
  • Gilson Amorim Carvalho Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

Mapa Conceitual, Aprendizagem Significativa, Mapa Cognitivo, Mapa Mental

Resumo

Nessa pesquisa considera-se o ensino de ciências em nível de pós-graduação têm apresentado grandes dificuldades em especial o volume grande de informações e conhecimentos e a pluralidade de formação dos alunos. Dessa forma, nesse cenário, o objetivo geral dessa pesquisa é analisar como os cursos de pós-graduação em Engenharia podem utilizar-se de Mapas Conceituais no âmbito educacional; e como objetivos específicos a verificar se os usuários acham que os MCs contribuíram para a melhoria de suas atividades; identificar se existem outras representações de cartografia cognitiva que os usuários consideram melhores que os MCs em programas de pós-graduação. Adota-se uma metodologia lastreada na revisão de literatura sobre a temática e afins e também classificada como qualitativa do tipo estudo de casos múltiplos de natureza exploratória no qual busca-se a proposta de uso de Mapas Conceituais em cursos de pós-graduação. Por fim tem-se uma forte recomendação para trabalhos futuros é a pesquisa exploratória do uso de mapas conceituais em cursos de pós-graduação em Engenharia de forma a corroborar ou não com as vantagens e desvantagens aqui elencadas.

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Biografia do Autor

José Vicente Cardoso Santos, Faculdade de Tecnologia SENAI

Doutor em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial (Faculdade de Tecnologia SENAI-CIMATEC do Programa de Pós-Graduação em Modelagem Computacional e Sistemas Cognitivos na área de concentração de Sistemas Complexos.

Vanessa Nascimento Monteiro, Universidade do Estado da Bahia

Mestrado em Química Aplicada pelo PGQA – Programa de Pós-graduação em Quimica Aplicada pela Universidade do Estado da Bahia, UNEB.

Gilson Amorim Carvalho, Universidade Federal da Bahia

Mestrado em Ensino, Filosofia e História das Ciências pelo PPGEFHC da Universidade Federal da Bahia, UFBA.

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Publicado

2022-06-05

Como Citar

SANTOS, J. V. C.; MONTEIRO, V. N.; CARVALHO, G. A. O USO DE MAPAS CONCEITUAIS NOS CURSOS DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: UMA PROPOSTA PARA CONGREGAR GRANDES VOLUMES DE CONTEÚDO FORMATIVO. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 12, p. 227–240, 2022. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/68. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos