EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÃO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL 2022 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

Autores

  • Adriano Santos Araújo Centro Universitário Jorge Amado
  • Juliana Freitas Guedes Rêgo Centro Universitário Jorge Amado
  • Débora Carla Pereira Guimarães Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.97

Palavras-chave:

Ensino Superior; Extensão Universitária; Responsabilidade Social; Aprendizagem Significativa; Microempreendedor Individual

Resumo

A extensão universitária, junto com o ensino e a pesquisa, é um dos tripés do ensino superior. No entanto, é um tripé que não tem o mesmo peso dos demais dentro das universidades brasileiras. Levando em consideração de que a extensão universitária consegue unir universidade e comunidade e ainda ser um indicativo de responsabilidade social, este trabalho tem como objetivo descrever a Ação Microempreendedor Individual 2022, que ocorreu no Centro Universitário Jorge Amado, na cidade do Salvador - BA, através da coordenação do Bacharelado em Ciências Contábeis e do Núcleo de Gestão Contábil, no período de 09 a 30 de maio de 2022. No total, a ação atendeu 92 pessoas, os principais tipos de serviços realizados na ação foram abertura de MEI, regularização da MEI, orientações sobre atividades, realização da declaração DAS/SIMEI e fechamento da MEI. Os monitores voluntários e professores envolvidos na Ação indicaram melhorias para futuros projetos de extensão relacionados ao Microempreendedor Individual, sendo a principal o acompanhamento das pessoas pós-atendimento. É importante ressaltar que Ação Microempreendedor Individual recebeu convites para futuras parcerias em projetos de extensão com outros núcleos do Centro Universitário Jorge Amado, a exemplo do Núcleo Amado e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Relações Internacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Santos Araújo, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em Desenvolvimento Regional e Urbano (2019) pela Universidade Salvador - UNIFACS. Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Salvador – UNIFACS. Membro do Grupo CNPQ de Pesquisa Governança para Sustentabilidade (GPS) - UFBA. adriano.araujo@unijorge.edu.br

Juliana Freitas Guedes Rêgo, Centro Universitário Jorge Amado

Doutora em Economia, na área de desenvolvimento econômico, pela Faculdade de Economia da Universidade Federal da Bahia. Professora da Unijorge. juliana.guedes@unijorge.edu.br

Débora Carla Pereira Guimarães, Centro Universitário Jorge Amado

Doutora em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2019). Possui Mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. debora.guimaraes@unijorge.edu.br

Referências

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. Psicología Educativa: Un punto de vista cognoscitivo. México:

TRILLAS, 1983.

BRITO, R. M. C. O professor, a aprendizagem significativa e a avaliação: base para o sucesso escolar do aluno. 2012. Disponível em: https://www.seminariosregionaisanpae.net.br/numero1/1comunicacao/Eixo03_38/Rosa%2 0Maria%20Cavalcanti%20Brito_int_GT3.pdf. Acesso em: 12 mar 2023.

CAMARGO, C. da S. A extensão e o ensino superior: alguns apontamentos iniciais. In: MARASCHIN, M. L. M; CAMARGO, C. da S. Extensão universitária: reflexões acadêmicas. Chapecó, SC: Argos, 2015.

DEUS, S. de. Extensão universitária: trajetórias e desafios. Santa Maria, RS: UFSM, 2020. MAXIMIANO, A. C. A. Empreendedorismo. São Paulo: Pearson, 2012.

RIBEIRO, R. M. da C. A extensão universitária como indicativo de responsabilidade social. Revista Diálogos: pesquisa em extensão universitária, Brasília, v 15, n 1, 2011.

SEBRAE. Pesquisa GEM: Aumenta o número de negócios com mais de 3,5 anos no país. 2022. Disponível em: <https://static.poder360.com.br/2022/03/sebrae-empreendedorismo- 24mar2022.pdf>. Acesso em: 19 mar 2023.

SUGAHARA, C. R., JANNUZZI, C. A. S. C., SOUSA, J. E. de. O ensino-aprendizagem baseado em problema e estudo de caso num curso presencial de Administração – Brasil. 2012. Disponível em: http :// www.rieoei.org/expe/4872 Sugahara.pdf. Acesso em: 8 abr. 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

SANTOS ARAÚJO, A.; FREITAS GUEDES RÊGO, J.; PEREIRA GUIMARÃES, D. C. EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: AÇÃO MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL 2022 DO CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO. Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 13, p. 54–62, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i13.97. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/97. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos