DE-CIFRANDO ATRAVESSAMENTOS PARA PRODUZIR VIDÊNCIAS E EVIDÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • Maria da Glória Gonçalves Santos Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.63052/revistaolhares.v1i13.99

Palavras-chave:

gesto espontâneo; vidências; diversidade; inclusão; Formação docente.

Resumo

O presente artigo tece considerações sobre possíveis manifestações  espontâneas que podem ter ocorrência nas práticas docentes, tais como expressões, gestos ou atitudes surpreendentes tanto por parte do docente tanto por parte dos discentes e que podem fazer emergir vivências do passado, da história psíquica desses atores na sala de aula ou precipitar ocorrências futuras (im)previsíveis, caracterizando atravessamentos do simbólico desses sujeitos,  podendo  ser extremamente valiosas ou perturbadoras para o processo pedagógico em andamento. Esses aspectos da diversidade na formação docente e no exercício da docência levaram à reflexão sobre o 18º Interculte, como um desafio de decifração da temática  e um exercício de propor novas  discussões, tendo como base não apenas os conteúdos dos componentes curriculares, mas também os conceitos de inclusão, igualdade e diferença, com o compromisso ético de cada profissional, da Instituição e de cada família, na construção de um novo tempo.

PALAVRAS-CHAVE: gesto espontâneo;  vidências;  diversidade; inclusão; Formação docente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Glória Gonçalves Santos, Centro Universitário Jorge Amado

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela UNEB, Graduada em Psicologia nas habilitações: Bacharelado, Licenciatura em Psicologia Clínica pelo Instituto Universitário Paulista Faculdades Objetivo docente do curso de Psicologia do Centro Universitário Jorge Amado-Unijorge. msant@unijorge.edu.br

Referências

Laplanche, J & Pontalis J.B. (1983) Vocabulário de psicanálise. (P. Tamen, trad.) São Paulo, SP: Martins Fontes.

PESSOA, F. (1995/1993). Ficções do Interlúdio / Odes de Ricardo Reis, 414, 14- 2-1933. In Fernando Pessoa, Obra poética. Rio de Janeiro: Ed. Nova Aguilar S.A., p. 289.

Winnicott, D. W. (1991). Holding e interpretação. São Paulo, SP: Martins Fontes.

SANTOS, M.G.G. Ensaio sobre bases filosóficas da contemporaneidade. 2007. Uneb.Salvador.Ba

Downloads

Publicado

2024-04-23

Como Citar

GONÇALVES SANTOS, M. da G. DE-CIFRANDO ATRAVESSAMENTOS PARA PRODUZIR VIDÊNCIAS E EVIDÊNCIAS NA PRÁTICA DOCENTE . Revista Olhares, Salvador, Brasil, v. 1, n. 13, p. 7–12, 2024. DOI: 10.63052/revistaolhares.v1i13.99. Disponível em: https://publicacoes.unijorge.edu.br/revistaolhares/article/view/99. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos